Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Promiscuidade perigosa

21 nov, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

“O “News of the World” volta a dar que falar, desta vez por alegados subornos a funcionários de Buckingham Palace, para obter informações sobre membros da família real. Não é boa, para qualquer das partes, a promiscuidade entre jornalismo e política.

Promiscuidade perigosa
Dois importantes ex-membros do antigo semanário “News of The World” foram novamente acusados pela justiça britânica. O jornal, propriedade do milionário australiano Rupert Murdoch, fora por este encerrado depois de confirmado um enorme escândalo de escutas ilegais.

Desta vez, a acusação a Rebecca Brooks e a Andy Coulson tem a ver com alegados subornos a funcionários de Buckingham Palace, para obter informações sobre membros da família real – e depois, claro, publicar o que houvesse de sensacionalista.

Este caso também envolveu pagamentos a polícias. Cinquenta e duas pessoas estão presas, dos quais 27 jornalistas e 12 funcionários públicos, incluindo polícias, guardas prisionais e militares.

Há um outro traço inquietante neste caso, revelador do nível ético do chamado jornalismo tablóide na Grã-Bretanha. É que Rebecca Brooks era amiga pessoal do primeiro-ministro britânico, David Cameron, e Andy Coulson foi seu assessor, antes e depois de ele chegar à chefia do Governo (teve que se demitir quando rebentou o escândalo).

A promiscuidade entre jornalismo e política não é boa para qualquer das partes.