Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Ouvir o povo

10 out, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Já Napoleão, que não era democrático, dizia que não se pode governar “sentado em baionetas” – isto é, pela mera força militar. Mas nem todos os protestos e insultos representam o povo.

Ouvir o povo
Numa entrevista a um jornal espanhol, o Presidente da República disse que os políticos devem ouvir o povo. De facto, em democracia a opinião pública é determinante. E até os ditadores procuram o apoio dos governados, frequentemente através de políticas populistas.

Napoleão, que não era democrático, dizia que não se pode governar “sentado em baionetas”, isto é, pela mera força militar.

O actual Governo já mostrou não ser surdo aos protestos, nas palavras do primeiro-ministro. Mas importa ver com atenção de que protestos se trata.

Por exemplo, não há agora saída de um governante em que este não seja “vaiado” – o que boa parte da comunicação social, em particular a televisiva, aproveita para destacar na reportagem que faz.

Ora, é fácil organizar vaias sistemáticas de dezenas de pessoas a todo e qualquer ministro que ponha a cabeça de fora do seu gabinete. A partir de certa altura, Sócrates foi alvo dessas vaias. E diz-se que elas terminaram quando Sócrates ameaçou Carvalho da Silva, então líder da CGTP, com retaliações.

Nem todos os protestos e insultos representam o povo.