Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Hipocrisia

13 set, 2012 • Ribeiro Cristóvão

Causam alguma estranheza as declarações de Witsel ao afirmar que o Zenit é maior do que o Benfica e a sua mudança para a Rússia se ficou a dever apenas a questões desportivas.

Hipocrisia

O futebolista belga Axel Witsel, que há um ano o Benfica foi buscar ao Standard de Liège numa altura em que era praticamente um desconhecido do futebol europeu, acaba de protagonizar uma das mais caras transferências de sempre de clubes portugueses,  rumando a São Petersburgo, onde vai passar a representar a equipa do Zenit.

Trata-se, sem dúvida, de uma grande operação financeira do clube da Luz. Adquirido por tostões, o jogador acaba por proporcionar um considerável encaixe aos cofres dos encarnados, mesmo que a sua saída tenha representado um rude golpe para a estratégia de Jorge Jesus com vista à temporada que agora se iniciou.

Witsel tinha-se transformado numa peça fundamental na equipa do Benfica, o que torna complicada a sua substituição, devido à perspicácia de Jorge Jesus que o descobriu e transformou no jogador de classe que hoje é.

Este mérito não pode ser, aliás, negado ao treinador encarnado, que valorizou um activo de repente transformado numa mais-valia que a tesouraria do clube agradeceu.

Porque não ficam dúvidas sobre o que representou para Witsel ter vindo e permanecido num clube com a dimensão do Benfica, e as oportunidades que lhe foram proporcionadas para se mostrar na Europa, causam agora alguma estranheza as suas declarações ao afirmar que o Zenit é maior do que o clube português e a sua mudança para a Rússia se ficou a dever apenas a questões desportivas.

Duas falsidades numa só afirmação: nem a colectividade da antiga Leninegrado tem o palmarés e o prestígio do Benfica, e muito menos a sua transferência fica limitada a aspectos que não tenham a ver apenas com os novos vencimentos que o jogador vai passar a auferir em terras da antiga União Soviética.

Hulk transferiu-se do Futebol Clube do Porto para o mesmo clube russo certamente por motivos semelhantes. Mas teve, pelo menos até agora, a prudência de não entrar por declarações desbragadas e acintosas para quem tanto o valorizou e lhe abriu as portas de um mundo novo onde, no entanto, também o esperam redobradas exigências.