Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Passos Coelho e Mariano Rajoy

24 jul, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Diz um analista citado pela Reuters que o Governo português tem sido mais eficiente, credível e consistente a comunicar a sua estratégia aos investidores

Passos Coelho e Mariano Rajoy
O Governo português tem sido eficaz na comunicação aos mercados e às organizações internacionais. A agência Reuters comparou a actuação das autoridades portuguesas e espanholas, concluindo que Mariano Rajoy deve aprender com Passos Coelho.

Diz a Reuters que o primeiro-ministro espanhol começou num tom desafiante e nacionalista, enviando mensagens contraditórias aos mercados sobre como iria gerir a crise. Depois, atrasou até ao último minuto o pedido de ajuda aos bancos espanhóis. E delegou nos ministros o anúncio de medidas impopulares.

Pelo contrário, segundo a Reuters, Passos Coelho ganhou reputação internacional por cumprir rigorosamente as receitas de redução dolorosa da despesa. E Vítor Gaspar tem domínio total sobre a economia e as finanças públicas.

Diz um analista citado pela Reuters que o Governo português tem sido mais eficiente, credível e consistente a comunicar a sua estratégia aos investidores. E acrescenta que as autoridades portuguesas estão bem articuladas e parecem genuinamente empenhadas em concretizar reformas.

Este é um capital de confiança que não podemos desperdiçar.