Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Deus e a ciência

17 jul, 2012

A ciência não prova que Deus existe, nem que Ele não existe. A fé é um outro tipo de saber.

Deus e a ciência
Foi confirmada, com 95% de certeza, a existência de uma partícula essencial para a compreensão da estrutura íntima da matéria. Há quem lhe chame a “partícula de Deus”.

Mas este importante avanço da física nada tem a ver com Deus ou com a fé. De facto, houve um tempo em que a Igreja quis impor uma leitura literal das Escrituras como fonte de saber científico. Daí o célebre processo a Galileu, por ele defender que a terra gira à volta do sol e não o contrário. Mas há muito que a Igreja se retratou dessa posição. João Paulo II até pediu perdão por isso.

Hoje é corrente o erro inverso. Há cientistas a julgar que a ciência explicará toda a realidade, tirando cada vez mais espaço para explicações com recurso a Deus.

É não perceber que a ciência e a fé em Deus se colocam em planos diferentes. Nunca a ciência dará uma resposta às interrogações mais profundas do homem. Qual o sentido da vida, por exemplo. E a fé nada tem a recear da ciência, desde que esta reconheça os seus limites. A ciência não prova que Deus existe, nem que Ele não existe. A fé é um outro tipo de saber.