Emissão Renascença | Ouvir Online

Ponto de Vista

Falar verdade

22 fev, 2011

“Não vale a pena continuar a mentir”, disse, há dias, um dos melhores empresários portugueses, Alexandre Soares dos Santos, presidente do grupo Jerónimo Martins.

E acrescentou que “as pessoas têm que saber porque fazem sacrifícios”. Só que, ainda nas palavras de Soares dos Santos, “a demagogia dos políticos ultrapassou limites inimagináveis”.

Este empresário tem autoridade moral para falar assim. Quando, há uma década, o grupo Jerónimo Martins passou por uma séria crise por causa do falhanço do investimento feito em supermercados no Brasil, nessa altura todos os trabalhadores do grupo, do presidente ao menos qualificado, reduziram os seus salários. Mas foi-lhes transmitida a verdadeira situação da empresa, assim como o plano para a recuperar. Hoje o grupo Jerónimo Martins é um notável sucesso.

Pelo contrário, na crise financeira que o país atravessa os governantes evitam dizer a verdade aos portugueses, enveredando por um optimismo por vezes tresloucado. Não admira que, na Europa, os nossos políticos sejam aqueles que menos confiança gozam da parte da população.