Emissão Renascença | Ouvir Online

Opinião

Um alerta oportuno

01 fev, 2011 • Francisco Sarsfield Cabral

Há dias, o presidente da Confederação das Instituições de Solidariedade, padre Lino Maia, alertou para os apetites de protagonismo e os vírus perniciosos que podem infectar a rede de apoio social.

As melhores ideias, as melhores iniciativas, as melhores intenções podem, de facto, ser estragadas ou, pelo menos, beliscadas por actuações reprováveis. Faz parte da condição humana e, por isso, importa estar atento. Mais vale prevenir, como fez o padre Lino Maia, do que remediar.

O microcrédito, por exemplo, está agora a ser atacado no Bangladesh e na Índia. Provavelmente, por motivos injustos, mas também porque uma ou outra instituição de microcrédito se desviou da ética do seu fundador, Mahmud Yunnus.

E vemos certas ONGs assumirem tais dimensões que às vezes mais parecem multinacionais, valorizando a sua actividade em função do volume de dinheiro que envolve e das carreiras de quem as gere. E há invejas e lutas em torno do controlo de ONGs.

Ora, por força das circunstâncias, as IPSS (instituições particulares de Solidariedade Social) estão a ter crescente visibilidade entre nós. Daí, a oportunidade do alerta do padre Lino Maia.