Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um caso raro

10 abr, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Há 34 anos que o grupo Renascença é líder nas audiências radiofónicas em Portugal. Um dos factores do êxito tem sido, desde há muito, a credibilidade da sua Informação.

Um caso raro
A Renascença faz hoje 75 anos. Esta rádio – que hoje é mais do que uma rádio – representa algo de raro no panorama europeu e até mundial. Sendo um órgão de comunicação social da Igreja – trata-se da emissora católica portuguesa – é uma rádio de grande audiência. Há 34 anos que o grupo Renascença é líder nas audiências radiofónicas em Portugal.

É que a Renascença está virada para o mundo. Não está voltada para dentro, mas para fora. Como, aliás, é próprio do Evangelho, o anúncio da Boa Nova.

De alguma maneira, a Renascença concretiza há muitas décadas o Pátio dos Gentios, uma iniciativa de Bento XVI inspirada no espaço que Israel reservava aos não judeus. O Pátio dos Gentios pretende incentivar o diálogo entre crentes e não crentes. Para o que é preciso, alerta o Papa, “fazer cair as barreiras do medo”.

Um dos factores do êxito da Renascença tem sido, desde há muito, a credibilidade da sua Informação. Sendo a voz da Igreja e tomando posições claras nessa linha, a Renascença ouve a opinião de todos. Faz informação, não propaganda. Por isso é respeitada e ouvida pelos portugueses.