Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Renovação em curso

14 fev, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Nada terá prejudicado mais a Igreja Católica nos últimos anos do que os escândalos de pedofilia. Muitos casos chocantes vieram a lume, nomeadamente em países como os Estados Unidos, a Irlanda, a Alemanha, e outros, depois de décadas de uma cultura de silêncio.

Renovação em curso

Um número considerável de padres terá abusado sexualmente de crianças e jovens, o que tirou credibilidade à Igreja. Mas porventura o que terá sido mais negativo para a Igreja foi a política de encobrimento que prevaleceu até há pouco, com o falso argumento de não provocar escândalo. Afinal, assim foi maior o escândalo.

Com o Papa Bento XVI as coisas mudaram. Na semana passada, num colóquio internacional organizado pelo Vaticano em Roma, ficou bem claro que a prioridade da Igreja são as vítimas dos crimes. E que os autores desses crimes, mesmo sendo padres, devem ser enviados a tribunal. 

Afirmou Bento XVI aos participantes neste colóquio: “A pederastia é uma tragédia. As vítimas têm que ser a nossa preocupação prioritária. A Igreja precisa de uma profunda renovação”. Renovação que já está em curso, graças a Deus.