Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O escândalo e a verdade

10 jan, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Ainda que tarde, esclarecimentos da Jerónimo Martins chegaram, mas alguns ainda preferem o escândalo à verdade.

O escândalo e a verdade
Há uma semana, a família Soares dos Santos informou ter vendido os 56% que detinha no Pingo Doce a uma sociedade subsidiária na Holanda. Imediatamente se multiplicaram as críticas: que era fuga aos impostos, que Soares dos Santos desistia de Portugal, etc.

Veio depois a lume que quase todas as empresas do índice da bolsa PSI 20 têm sociedades deste tipo no estrangeiro, sobretudo, na Holanda. Soube-se que a dificuldade das empresas portuguesas obterem crédito de bancos nacionais e estrangeiros impediria investimentos da Jerónimo Martins em várias partes do mundo, incluindo em Portugal.

Aliás, aqui permanecem a sede e o domicílio fiscal do Pingo Doce. Também pesaram na decisão de ir para a Holanda as incertezas sobre a permanência do nosso país no euro. Mais: a família Soares dos Santos irá pagar os mesmos impostos.

A empresa devia ter dado estes esclarecimentos logo que anunciou a decisão. Uma falha de comunicação que não desculpa a continuação das críticas dos profissionais da indignação e o facto de alguns preferirem o alegado escândalo à verdade, tardando a corrigir notícias erradas.