Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Aviso espanhol

15 dez, 2011 • Ribeiro Cristóvão

Todo o plantel do Rayo Vallecano e a respectiva equipa técnica decidiram não comparecer ao jantar de Natal oferecido pela sua direcção, num claro sinal de protesto contra diversos salários em atraso.

Aviso espanhol

São do domínio público as dificuldades financeiras por que passam muitos clubes de futebol. A crise acentua-se a casa passo mas, a partir das restrições da banca no que à concessão de crédito diz respeito, as dificuldades têm vindo a aumentar.

Não se trata de uma situação que diga respeito apenas a clubes portugueses. Pelo contrário, os efeitos da crise fazem-se sentir igualmente em outros países, sobretudo do continente europeu.

A diminuição de receitas por um lado, e os altos valores das folhas de vencimentos por outro, contribuem para o sufoco em que vivem muitas colectividades, sem que os seus dirigentes demonstrem capacidade para enfrentar tantos e tão graves problemas.

Muitos atletas são, normalmente, as primeiras vítimas destes desastres financeiros. Os incomportáveis ordenados que auferem acabam por não encontrar nas tesourarias a liquidez correspondente, e daí até chegar ao conflito vai um pequeno passo.

O Natal é, por hábito, uma quadra que se ajusta à resolução de diversos problemas, através de um entendimento nem sempre possível noutras alturas. Porém, não foi esse o entendimento dos jogadores do Rayo Vallecano, um clube espanhol que milita no escalão principal, e no qual a sua gestão tem passado por convulsões que colocam em risco a sua própria sobrevivência.

E assim, todo o plantel de futebol e a respectiva equipa técnica, decidiram não comparecer ao jantar de Natal oferecido pela sua direcção, num claro sinal de protesto contra diversos salários em atraso. O aviso espanhol aí está, tudo indicando que não deva tornar-se um acto isolado.

A realidade actual impõe aos dirigentes a busca de novos caminhos que permitam salvar o futebol do apocalipse que se anuncia há muito tempo.