Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A desintegração europeia

29 nov, 2011

Nada garante que no Conselho Europeu da próxima semana se avance mais na defesa do euro do que em Conselhos anteriores – isto é, quase nada. Para a Alemanha importa apenas reforçar a disciplina orçamental nos países do euro, com sanções automáticas para os incumpridores.

A desintegração europeia
Tal poderá fazer-se sem alterar os tratados europeus, coisa que levaria anos a conseguir – se fosse conseguido. Só que o reforço da disciplina orçamental também levará o seu tempo a convencer os mercados de que é para levar a sério. A própria Alemanha, que sempre exigiu tal disciplina, violou há oito anos o Pacto de Estabilidade e nada sofreu por causa disso. Ora, enquanto se aguarda por provar a eficácia da nova disciplina, o euro pode não aguentar a pressão dos mercados, que agora desconfiam de tudo o que é europeu e não só do que vem dos países periféricos.

O fracasso do euro será um recuo brutal na integração europeia. Não digo que volte a guerra à Europa, mas os europeus irão viver pior desunindo-se. É toda uma original e invejada experiência de integração que ficará em causa.