Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Uma proposta para o séc. XXI

08 nov, 2011 • Francisco Sarsfield Cabral

Conselho Pontifício “Justiça e Paz” publicou um documento sobre a necessidade de criar uma autoridade pública universal para reformar o sistema financeiro internacional.

Uma proposta para o séc. XXI
A reunião do G20 em Cannes não trouxe novidades. Aliás, ninguém as esperava. Aquele grupo informal, que começou por juntar as economias mais ricas e depois integrou também os países ditos “emergentes”, é sobretudo um fórum para contactos internacionais. Embora represente 90% do PIB mundial, ao G20 falta legitimidade para decidir em nome de todo o mundo.

Ora, o Conselho Pontifício “Justiça e Paz” acaba de publicar um documento sobre a necessidade de criar uma autoridade pública universal para reformar o sistema financeiro internacional. Não é uma ideia nova: de João XXIII até Bento XVI, sobretudo nas mensagens para 1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz, todos os papas têm apelado a um controle político da globalização, sob pena de esta se tornar selvagem.

Este elemento importante da Doutrina Social da Igreja é frequentemente esquecido. Claro que o Conselho Pontifício não espera que uma autoridade mundial se constitua amanhã. Trata-se de lançar um processo longo, que começa por ser de consciencialização e terá de avançar gradualmente. Esta é uma das grandes tarefas para o séc. XXI.