Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Os catalães e a independência

18 ago, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

A maioria não quer. Se, num referendo, houvesse a hipótese de maior autonomia no quadro de um sistema federal ela ganharia.

A economia espanhola está a crescer mais de 3%, bem acima da média da Zona Euro. Mas, no plano político, permanece a ameaça independentista da Catalunha.

No último domingo de Setembro haverá eleições autonómicas na Catalunha. Eleições antecipadas, que pretendem ser uma alternativa ao referendo sobre a independência catalão, que a Constituição espanhola não permite – ao contrário da Grã-Bretanha, onde há um ano se realizou um referendo sobre a independência da Escócia, tendo ganho o “não”.

Sondagens analisadas pelo jornal “El Pais” revelam que num referendo na Catalunha que não se limitasse a duas hipóteses (sim ou não à independência, como foi na Escócia) mas acrescentasse uma terceira – maior autonomia no quadro de um sistema federal – os resultados seriam: 17% para manter tudo como está, 29% pela independência e 46% por maior autonomia, dentro de Espanha.

Isto é, a maioria dos catalães não quer a independência. O que as eleições de 27 de Setembro, às quais concorrem 7 forças políticas, poderão não tornar claro.