Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Perspectivas gregas

17 ago, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Mesmo com acordo, são vários e complicados os obstáculos que Atenas enfrenta para resolver o seu problema financeiro.Mesmo com acordo, são vários e complicados os obstáculos que Atenas enfrenta para resolver o seu problema financeiro.

Mesmo sem acordo definitivo do FMI, o terceiro programa de resgate à Grécia parece bem encaminhado. Mas são ainda enormes os obstáculos a que ele seja, pelo menos, um princípio de solução do problema.

Obstáculos políticos, como o primeiro-ministro grego ter contra si um terço do seu partido. Novas eleições são uma probabilidade, podendo criar novos entraves à concretização do acordado.

Maiores obstáculos, porém, resultam da ineficácia do Estado grego, em particular na cobrança fiscal. E é um hábito enraizado na sociedade grega fugir aos impostos, atitude que não se muda em meses nem anos.

Do lado dos credores, espera-se que o parlamento alemão viabilize o resgate. Mas cada vez mais deputados do partido de Merkel se têm mostrado contrários...

Os problemas económicos do resgate são também de monta. A recessão que ele provocará é susceptível de impor mesmo a saída da Grécia da zona euro. Esperemos que não, mas as coisas não serão fáceis.

Um ponto positivo: não houve, até agora, contágio do drama grego a outros países. Os juros da dívida portuguesa continuam baixos.