Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Meta à vista

24 jul, 2015 • Ribeiro Cristóvão

O curto interregno até às eleições na Liga de Clubes não deverá trazer grandes novidades. O sorteio dos árbitros deverá ser mais emocionante.

Formalizadas duas candidaturas para as eleições na Liga de Clubes, marcadas para a próxima terça-feira, o “sprint” final vai ser breve e não augura muita discussão.

Duque e Proença já disseram ao que vêm, os clubes estão certamente bem informados sobre os seus programas, pelo que o curto interregno até à deposição dos votos na urna não deverá trazer grandes novidades.

Nas suas últimas aparições, os candidatos foram breves nas respectivas intervenções. O ex-árbitro limitou-se a uma declaração rebuscada com muitos lugares comuns à mistura e sem abordar as questões principais, a primeira das quais o requerido sorteio dos árbitros, enquanto o ainda presidente preferiu jogar ao ataque, embora de forma não contundente mas chamando a atenção para o facto de Proença se apresentar na corrida com nove meses de atraso, ou seja quando a Liga, descredibilizada, andava pelas ruas da amargura.

Os clubes responsáveis pela eleição (primeira liga dois votos cada-liga de honra um voto) não deixarão agora de se lançar num aturado trabalho de bastidores, sendo de prever que os mais fortes tentem exercer alguma pressão sobre aqueles que dispõem de menor condição, para deste modo juntar o maior número de espingardas em cada um dos lados.

Entretanto, neste sábado, a assembleia geral da Federação Portuguesa de Futebol vai decidir sobre o destino que aguarda o sorteio dos árbitros, proposto pelo seu associado Liga de Clubes.

Neste momento, há indícios claros segundo os quais essa proposta não passará, havendo até pareceres que apontam a medida como anticonstitucional, o que poderá contribuir decisivamente para o chumbo que parece certo.

A ser assim, FC Porto e Sporting sairão derrotados da refrega, ficando depois por se saber se esse eventual resultado poderá de algum modo influenciar a eleição que acontecerá na Liga três dias depois.

É caso para dizer que enquanto todos os clubes preparam já a próxima temporada, também fora das quatro linhas se joga com grande intensidade. Clarificação à vista ou talvez não? Falta pouco para sabermos tudo.