Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A outra negociação

08 jul, 2015

Em Abril foi obtido um “acordo-quadro” entre as autoridades iranianas e o grupo internacional de negociadores, liderado pelos EUA. Mas faltava acordar alguns pontos essenciais.

O problema da Grécia fez esquecer, na Europa, uma outra negociação crucial: a que visa travar a produção de armas nucleares no Irão.

Em Abril foi obtido um “acordo-quadro” entre as autoridades iranianas e o grupo internacional de negociadores, liderado pelos EUA (dele fazem também parte o Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China). Mas faltava acordar alguns pontos essenciais, como o levantamento das sanções ao Irão (que Teerão queria imediato e a outra parte progressivo e reversível, em caso de não cumprimento dos compromissos pelos iranianos).

As negociações já levam quase dois anos e parece ter havido progressos recentes. Deveriam ter terminado ontem, mas vão prolongar-se por mais alguns dias. E um fracasso não está excluído.

O acordo é detestado pelo primeiro-ministro de Israel e muitos congressistas republicanos no Congresso de Washington (que terá de o aprovar). A sua concretização poderia, porém, abrir uma nova e mais promissora fase no conflituoso Médio Oriente – desde que, claro, não permita “batotas” por parte do Irão. Um mau acordo seria pior do que não haver acordo.