Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Taça de honra?

11 jun, 2015 • Ribeiro Cristóvão

A edição deste ano da Taça de Honra não deverá realizar-se. Já o Estádio do Algarve deverá encher-se em Agosto para o jogo da Supertaça.

Há muito que deixou de fazer sentido atribuir à primeira competição oficial da temporada lisboeta a pomposa designação de Taça de Honra. Os próprios clubes intervenientes têm vindo a encarregar-se da sua desvalorização, encarando a sua participação com um entusiasmo muito mais reduzido do que, por exemplo, aquele que emprestam ao Torneio do Guadiana.

No ano passado, como nos recordamos, águias e leões socorreram-se de segundas linhas para assegurar a sua participação. Apenas o Sporting surgiu um pouco mais reforçado, e por isso saiu justamente como vencedor.

No entanto, o impacto desse triunfo foi apenas residual, embora Marco Silva o tenha entendido como um bom ponto de partida para uma época em que o seu presidente exigia se batesse visando apenas e só a conquista do título de campeão.

A edição deste ano da Taça de Honra vai ser hoje objecto de análise dos seus intervenientes, sob o patrocínio da entidade organizadora, a Associação de Futebol de Lisboa. No entanto, e pelo que se sabe, as hipóteses da realização do torneio vir a concretizar-se são praticamente nulas.

O Benfica já deu indicações nesse sentido, justificando com a ausência da sua equipa principal nos Estados Unidos onde, nessa altura, vai tomar parte num torneio internacional.

Convirá, além disso, não desligar este desinteresse do clube encarnado do facto de, certamente, não desejar, ter a possibilidade de enfrentar tão cedo o seu rival da segunda circular.

É que esse festim está certamente reservado para mais tarde, 9 de Agosto, na discussão do primeiro título da temporada a nível oficial nacional, o jogo da Supertaça, que não deixará de proporcionar ao Estádio do Algarve a sua maior enchente de sempre.