Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Atenção ao consumo

05 jun, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Em cinco meses, a venda de automóveis ligeiros de passageiros subiu 33%, em comparação com igual período do ano passado. Os economistas dizem ser normal o regresso a níveis de consumo que a crise afundou, mas… gato escaldado de água fria tem medo.

O crédito bancário ao consumo voltou em Portugal a níveis do início de 2011, ainda antes do programa de ajustamento e da “troika”. Em boa parte tratou-se de financiar a compra de carros.

Entre Janeiro e Maio deste ano, comparando com igual período de 2014, a venda de automóveis ligeiros de passageiros subiu 33%.

Entretanto, apesar da subida do IVA na hotelaria e na restauração para 23%, o sector não definhou. Pelo contrário, houve um significativo aumento líquido de empresas neste sector, como assinala o “Diário Económico”.

Muitas unidades fecharam, mas muitas mais abriram. Pelos vistos, o negócio é compensador, talvez por causa da subida do turismo estrangeiro (que é uma forma de exportação).Também a construção está a recuperar, com destaque para o crescimento de 30% na reabilitação urbana. Positivo.

Economistas ouvidos pelo “Jornal de Negócios” dizem ser normal o regresso a níveis de consumo que a crise afundou. Mas há que ter cuidado: as importações estão a crescer; se o consumo aumentar muito, volta o desequilíbrio externo e o endividamento. Gato escaldado de água fria tem medo…


PS. Esta coluna não se publica durante a próxima semana.