Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Campeão à vista?

04 mai, 2015 • Ribeiro Cristóvão

Com a questão do título quase resolvida, a luta pela sobrevivência ganha foros de debate. No domínio da previsibilidade, tudo pode acontecer.

O título de campeão está entregue? É a pergunta que percorre todo o país, mas em boa verdade no momento a que chegámos quase todos os indicadores apontam nesse sentido. Menos um, o da matemática.

É que faltando disputar nove pontos, e dispondo o Benfica de três de avanço sobre o Porto, no domínio da previsibilidade tudo pode acontecer. Porém…

O vaticínio geral tem toda a sustentabilidade: a equipa de Jorge Jesus já ultrapassou com sucesso as dificuldades mais evidentes, e os três jogos que tem pela frente, com excepção daquele em que terá como adversário o Vitória de Guimarães, não suscitam grande preocupação.

A agulha dos mais directos competidores do Benfica apontava, no último fim-de-semana, para Barcelos, onde uma equipa em transe poderia criar-lhe eventuais dificuldades.

No entanto, uma exibição categórica, acompanhada de goleada esmagadora, tirou todas as possíveis dúvidas e ajudou a desbravar o caminho para um termo de campeonato em jeito de agradável passeio.

O concorrente Porto parece, inclusive, ter aceitado já essa verdade, o que ficou provado pela forma como encarou o seu compromisso de Setúbal onde venceu como lhe competia, mas sem ter deixado uma imagem diferente de quem já está resignado perante a realidade com que passou a estar confrontado.

O Sporting, por seu lado, voa noutra direcção sem apontar ao campeonato, porque desse há muito tirou o sentido. Com todo o plantel focado na final da Taça de Portugal, vai ser difícil a Marco Silva sair do limbo em que tem permanecido a sua equipa de futebol. Vai ganhando, é verdade, mas raramente tem feito história nos seus jogos mais recentes.

Com a questão do título praticamente resolvida, a luta pela sobrevivência ganha agora foros de debate. Que promete ser duro e dramático quase até ao derradeiro apito.