Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O Podemos em queda

28 abr, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Continua a ser um partido de protesto e com protestos não se governa. Além disso, começaram a surgir casos de corrupção e lutas internas, tal como nos partidos tradicionais.

Em Espanha surgiu no ano passado um partido contra a austeridade, o Podemos (lembrando o slogan de Obama “yes, we can”). Este partido, vindo da extrema-esquerda, cedo adoptou posições mais moderadas. Os seus dirigentes passaram a desvalorizar a divisão direita/esquerda, dando primazia ao que chamavam a luta do povo contra a “casta” (isto é, os poderes instalados).

O Podemos teve um sucesso inicial fulgurante, chegando as sondagens a considerá-lo a força política em Espanha com maiores intenções de voto. Mas a subida do Podemos cessou há meses; desde então tem vindo a cair nas sondagens.

A mais recente, ontem divulgada, coloca-o em quarto lugar, com 18%. Um número igual ao obtido por um outro partido novo, o Ciudadanos (Cidadãos), que em Janeiro tinha apenas 5% de apoio. Este último partido é de centro e apresenta um projecto político realista e moderado.

Pelo contrário, o Podemos continua a ser um partido de protesto. Ora com protestos não se governa. Além de que no Podemos começaram a surgir casos de corrupção e lutas internas, tal como nos partidos tradicionais.