Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Tsipras em Moscovo

08 abr, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Putin quer construir um “pipeline” que entre na União Europeia através da Grécia e pesquisar petróleo no mar grego, o que iria contra a actual política energética da EU. O encontro com Tsipras inflige também pressão na Alemanha.

A visita do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a Moscovo levantou algum alarme na UE. Existe a possibilidade de Putin excluir a Grécia da retaliação às sanções europeias, que proíbe a entrada na Rússia de kiwis, morangos e pêssegos. Em troca, a Grécia vetaria novas sanções da UE à Rússia.

Não é provável que tal aconteça. Mais improvável ainda será a Rússia emprestar dinheiro à Grécia. Pois se Putin emprestou a Chipre apenas 2,5 mil milhões de euros, e depois disso a Rússia entrou em recessão por causa da baixa do petróleo e das sanções…

Putin quer construir um “pipeline” que entre na UE através da Grécia; e também pesquisar petróleo no mar ao largo da costa grega. O que iria contra a actual política energética da UE, que visa diminuir a dependência energética em relação à Rússia.

Claro que o encontro de Tsipras com Putin coloca pressão na Alemanha e nos outros países do Eurogrupo para facilitarem a vida aos gregos. Mas nada de dramático é previsível. Aliás, os laços entre as igrejas ortodoxas grega e russa e a própria geografia sempre aproximaram a Grécia da Rússia.