Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Mudança na Madeira

31 mar, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

A mudança mais importante e urgente é tornar os madeirenses menos dependentes do Governo Regional. O novo líder promete novos rumos e há motivos de esperança.

Depois de 37 anos de liderança de Alberto João Jardim, o PSD voltou a obter uma maioria absoluta na Assembleia Regional da Madeira. Mas o seu novo líder, Miguel Albuquerque, promete um novo rumo, mais democrático, nomeadamente dando maior importância e credibilidade à Assembleia Regional. Se o conseguir, já será um belo avanço.

A alteração mais importante que se deve esperar de M. Albuquerque, porém, é tornar os madeirenses menos dependentes do Governo Regional. Este emprega a maior parte da população da Madeira, o que não é saudável do ponto de vista político nem benéfico para o desenvolvimento económico da região. Até porque as grandes obras públicas já foram feitas e há fortes limitações quanto a mais gastos nessa área.

Claro que diminuir a dependência dos madeirenses em relação às entidades públicas não se consegue no curto prazo. Mas é preciso começar já.

Curiosamente, as eleições de domingo trouxerem um motivo de esperança quanto a uma sociedade civil no arquipélago mais autónoma e afirmativa: os mais de 10% de votos obtidos pelo movimento de cidadãos JPP - Juntos pelo Povo.