Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Um empresário diferente

11 mar, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

“Self made man”, obteve os seus graus académicos em Portugal e nos Estados Unidos e destacou-se como gestor pela independência em relação aos poderes políticos. Algo raro entre nós.

Portugal não é tão rico em bons empresários que a saída de Belmiro de Azevedo de cargos na Sonae possa passar em claro. A sucessão está encontrada: o seu filho Paulo, executivo de topo da Sonae desde 2007, vai partilhar agora com Ângelo Paupério essa responsabilidade.

Belmiro é um empresário diferente de muitos outros. Nasceu pobre numa aldeia próxima do Marco de Canavezes: é um “self made man”, mas com graus académicos em Portugal e nos Estados Unidos.

A sua principal característica como gestor é a independência em relação aos poderes políticos, algo raro entre nós. Quase diria que Belmiro de Azevedo tem gosto em litigar contra o Estado…

Durante a minha breve passagem pela direcção do jornal "Público", de que Belmiro é proprietário, confirmei que ele se abstém escrupulosamente de influenciar o que ali se escreve – e teria muitas maneiras, directas e indirectas, de o fazer. É outra característica pouco comum em empresários da comunicação social, em Portugal e no mundo. Belmiro de Azevedo é, de facto, um empresário diferente.