Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Recuperar empresas

10 mar, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Entraram este mês em vigor novas regras do Processo Especial de Revitalização de Empresas, que pretendem salvar empresas economicamente viáveis, mas financeiramente estranguladas.

Em 2012 fechou a quase centenária Cerâmica de Valadares. Mais de 300 trabalhadores ficaram então sem emprego. Mas houve quem não desistisse de recuperar esta empresa, onde existia um apreciável “know how”.

A primeira tentativa falhou. Mas hoje a Cerâmica de Valadares está de novo a trabalhar. Neste momento, a empresa emprega 40 trabalhadores, mas em Novembro serão 135, na esmagadora maioria antigos operários da Cerâmica de Valadares.

É uma excelente notícia, até porque este mês entraram em vigor novas regras do Processo Especial de Revitalização de Empresas. Por exemplo, agora basta uma maioria simples de credores concordar com a revitalização, em vez da anterior maioria qualificada. Um processo que pretende salvar empresas economicamente viáveis, mas financeiramente estranguladas.

Os processos deste tipo são difíceis. É preciso pôr de acordo muita gente, incluindo o fisco, que nem sempre ajuda. Entre Maio de 2012 e Junho de 2014 entraram 1.842 processos. Um pouco menos de metade teve sucesso. Esperemos que esta taxa de sucesso suba com as novas regras.