Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

A primeira derrota

28 jan, 2015

Os curdos sírios não desistiram. Com o apoio de curdos do Norte do Iraque e, sobretudo, dos ataques aéreos americanos contra o Estado Islâmico, Kobane foi agora retomada.

No Verão passado os “jihadistas” do chamado Estado Islâmico lançaram uma grande ofensiva com o objectivo de tomarem a cidade síria de Kobane, junto à fronteira com a Turquia.

Depois de violentos combates com os curdos da Síria, em meados de Setembro, Kobane caiu nas mãos destes bárbaros terroristas islâmicos, que possuem um exército e armas pesadas. Milhares de habitantes da cidade fugiram para a Turquia.

Mas os curdos sírios não desistiram. Com o apoio de curdos do Norte do Iraque e, sobretudo, dos ataques aéreos americanos contra o Estado Islâmico, Kobane foi agora retomada. É uma vitória importante, antes de mais no plano simbólico, até porque se trata da primeira derrota séria do Estado Islâmico. Mas este ainda ocupa um largo território na Síria e no Norte do Iraque.

Não se pode esperar que sejam apenas os curdos a combater no terreno contra os radicais islâmicos. A Turquia não quer intervir, porque receia os curdos que vivem no país e que lutam por mais autonomia. O exército iraquiano não tem hoje capacidade militar. É altura de as monarquias árabes da região darem uma ajuda.