Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Portugueses de Olivença

29 dez, 2014

Passados mais de dois séculos de ocupação espanhola, é natural que hoje apenas os mais velhos que ali vivem falem português.

Em 1801 a povoação portuguesa de Olivença, na margem esquerda do rio Guadiana, foi militarmente ocupada pelos espanhóis. Não obstante, no final do Congresso de Viena, a Espanha ter em 1817 reconhecido a soberania portuguesa sobre aquele pequeno território, Olivença não foi ainda reintegrada em Portugal.

O mais estranho tem sido a passividade das autoridades portuguesas face a essa situação, em sucessivos regimes políticos – monarquia absoluta, monarquia constitucional, república, ditadura, democracia recuperada em 1974. Atitude bem diferente tem mantido o poder político espanhol face ao que considera ser a ilegalidade da ocupação britânica de Gibraltar. Claro que Olivença não tem a importância estratégica de Gibraltar, mas mesmo assim...

Passados mais de dois séculos de ocupação espanhola, é natural que hoje apenas os mais velhos que vivem em Olivença falem português.

Mas muitos não esqueceram as raízes portuguesas da sua terra: 170 dos cerca de 12 mil habitantes de Olivença requereram a nacionalidade portuguesa, a par da espanhola e 80 já a obtiveram.

Valha-nos isso.