Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

CAN de novo

20 nov, 2014 • Ribeiro Cristóvão

A edição da CAN a realizar em Janeiro do próximo ano chegou a estar em dúvida. Devido à propagação do ébola, Marrocos desistiu da organização a que se candidatara.

O Campeonato Africano de Nações ou sob a designação mais corrente de Taça das Nações Africanas está de novo à porta colocando em sobressalto diversos clubes europeus entre os quais também alguns portugueses.

FCPorto e Sporting estão particularmente preocupados devido às ausências mais notórias de Brahimi e de Slimiani, peças importantes das respectivas equipas,mas há outros que também desejariam que o torneio não se realizasse em Janeiro, como vem sendo habitual de dois em dois anos, desde 1968.
Trata-se, aliás, de uma estranha e benevolente autorização da Fifa quando, como todos sabemos, os campeonatos do mundo têm lugar apenas a cada quatro anos.

A edição da CAN a realizar em Janeiro do próximo ano chegou a estar em dúvida.
Devido à propagação do ébola, Marrocos desistiu da organização a que se candidatara, e só com muita dificuldade foi possível encontrar na Guiné Equatorial um substituto.

A qualificação definitiva foi entretanto encontrada, sendo de salientar a agradável presença de Cabo Verde entre os 16 finalistas, assim como se estranham algumas ausências entre as quais a da Nigéria, que conquistou a edição anterior. Mas também o Egipto, primeiro vencedor do troféu que aliás já arrebatou por sete vezes, não vai marcar presença, o que sucede igualmente com Angola e Moçambique.

Também dois treinadores portugueses vão estar na CAN-2015:
Rui Águas, no comando de Cabo Verde, que promete uma presença de qualidade, e Jorge Costa, à frente do Gabão, cuja selecção estará pela primeira vez presente nesta importante reunião do futebol do continente africano.