Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Bloqueio político nos EUA

04 nov, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

O confronto ideológico atenuou-se na Europa (com a excepção dos extremismos, à direita e à esquerda) e acentuou-se nos EUA.

Nas eleições de hoje nos EUA irá o Partido Democrático perder a actual maioria no Senado, a câmara alta do Congresso? A acontecer, será uma vitória para o Partido Republicano, que já detém a maioria na Câmara dos Representantes, e uma derrota para Obama e para os Democratas.

Vários candidatos Democratas não só prescindiram do apoio de Obama na sua campanha, como se demarcaram do Presidente. Um reflexo da queda na popularidade de Obama, muito alta quando iniciou o primeiro mandato.

Aliás, mesmo com a sua maioria no Senado, os Democratas e Obama têm encontrado muitas dificuldades em aprovar leis. A estratégia dos Republicanos é opor-se a tudo o que venha do Presidente.

Antes do colapso do comunismo a política na Europa era de vivo confronto entre o centro e a direita, por um lado, e a esquerda próxima dos comunistas, por outro. Agora, o confronto ideológico atenuou-se na Europa (com a excepção dos extremismos, à direita e à esquerda) e acentuou-se nos EUA. A ponto de quase bloquear a política americana, o que poderá agravar-se hoje, se os Republicanos ganharem o Senado.