Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

À beira do abismo

20 jun, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Sem que tudo esteja perdido, a situação da selecção inglesa é desesperada e o desafio entre italianos e costa-riquenhos desta sexta-feira deverá tornar-se na chave para resolver tão intrincado problema.

Depois do rotundo fracasso espanhol no campeonato do mundo, eis agora a Inglaterra também à beira do abismo. Ao perderem ontem à noite frente ao Uruguai, os súbditos de Sua Majestade somaram a segunda derrota, depois de no jogo inaugural terem sido superados pela Itália, curiosamente pelo mesmo resultado do desafio no estádio de São Paulo, 2-1.

Sem que tudo esteja perdido, a situação da selecção inglesa é, no entanto, desesperada, ficando à mercê de terceiros, sem que ela própria possa influenciar a marcha dos acontecimentos.

No Grupo estão agora três equipas em igualdade pontual, Costa Rica, Itália e Uruguai, com os ingleses ainda em branco e em risco de regressarem muito brevemente a casa.

O desafio de hoje, entre italianos e costa-riquenhos, deverá tornar-se na chave que ajude a resolver tão intrincado problema.

Do outro jogo do dia, há registo para a vitória da Colômbia sobre a Costa do Marfim.
Com os colombianos já apurados para os oitavos-de-final, também os seus adversários de ontem ficam a aguardar pelos desfechos dos desafios que se seguem.

Apesar disso, merece registo o fraco rendimento do futebol africano até agora, o que não deixa de constituir uma enorme desilusão para quantos aguardavam uma participação mais positiva dos representantes daquele continente.

Com a selecção dos Camarões já afastada, Nigéria e Argélia em vias disso, restam Gana e Costa do Marfim, embora ambas em situação que não permite augurar grande sucesso.

Será preciso deixar passar mais alguns dias para tudo fique devidamente clarificado.

Entretanto, a Grécia, de Fernando Santos, conquistou apenas um ponto, recolhido do empate a zero com o Japão. Também a selecção helénica se colocou assim à beira do abismo, permanecendo a ideia de que não tem hipótese de ir além desta primeira fase.

O desafio que lhe falta cumprir contra a Costa do Marfim é decisivo. Para ambos…