Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Insistência louvável

11 jun, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

O país precisa de um acordo entre os principais partidos, de modo a que os credores mantenham e aumentem a confiança. Mas terá de ser a opinião pública do país a exigir dos políticos a prioridade do interesse nacional.

Não trouxe novidades o principal discurso do Presidente da República no Dia de Portugal. Ora, o país precisa, não de novidades, mas de actuações políticas sensatas.

A mais sensata delas – e também uma grande novidade nos hábitos nacionais – seria os principais partidos firmarem um acordo de médio prazo que desse confiança a quem nos irá emprestar dinheiro de que o pagaremos. Se essa confiança não existir, só obteremos empréstimos a juros exorbitantes, revelando-se efémera a actual baixa.

Por isso fez bem o Presidente em repetir o apelo ao compromisso, por mais improvável que ele agora pareça. Aliás, o discurso de Silva Peneda insistiu na mesma tecla.

Terá de ser a opinião pública do país a exigir dos políticos o espírito de compromisso no que é essencial, mantendo as naturais diferenças partidárias. Nos primeiros dois anos do seu mandato o Governo não se preocupou em lançar pontes para o PS.

Agora é o PS, dividido internamente, que promove um campeonato para mostrar quem é mais anti-Governo. É tempo de os portugueses imporem aos políticos a prioridade do interesse nacional.