Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Juan Carlos

03 jun, 2014

Apesar de tutelado por Franco antes de ser Rei, Juan Carlos salvou a democracia em Espanha. Mas o seu prestígio caiu nos últimos anos.

Juan Carlos de Bourbon foi escolhido por Franco em 1969 para futuro Rei de Espanha, passando por cima do pai, o Conde de Barcelona. O ditador espanhol considerava-o demasiado liberal, por isso ignorou a regra monárquica da sucessão hereditária.

Apesar de tutelado por Franco antes de ser Rei, Juan Carlos salvou a democracia em Espanha quando, em 1981, foi à televisão condenar o golpe de Tejero Molina e outros militares.

Mas o prestígio de Juan Carlos caiu nos últimos anos. O Rei (e não só familiares seus) deixou-se envolver em negócios pouco claros. Estava praticamente separado da Rainha Sofia.

A saúde de Juan Carlos é hoje precária. E outros monarcas (na Bélgica e na Holanda, por exemplo) abdicaram recentemente nos seus sucessores naturais.

A difícil situação actual de Espanha não se compadecia com um Rei diminuído física e politicamente. Cabe ao Príncipe Felipe a enorme tarefa de manter a unidade do Estado espanhol, agora ameaçada pela Catalunha. E de reforçar uma monarquia de novo contestada por republicanos, que se movimentam. Não será fácil.