Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A maior democracia do mundo

14 mai, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

A Índia é a maior democracia do mundo e está longe de ser perfeita. A sua economia entrou em estagnação e a corrupção é um problema generalizado. Espera-se que algo mude agora que depois destas eleições gerais.

Terminou ontem a votação para as eleições gerais na Índia. A votação começou a 7 do mês passado e envolveu cerca de 800 milhões (!) de potenciais eleitores.

A Índia é a maior democracia do mundo. Está longe de ser perfeita (basta pensar no sistema de castas, ainda existente na prática), mas pelo menos mostra que o regime democrático não é reservado a países desenvolvidos.

A economia indiana cresceu bem até há pouco, mas entrou numa fase de quase estagnação que não proporciona empregos à enorme população jovem (1.200 milhões de indianos têm menos de 30 anos). A corrupção generalizada é outro problema sério na Índia.

As sondagens indicam que o vencedor destas eleições será Modi, actual chefe do governo do Estado de Gujarat, cuja economia tem crescido muito mais do que a média nacional. Modi é líder do partido nacionalista e hindu Janata, derrotando o histórico partido do Congresso (de Nehru e dos seus familiares).

Talvez Mori impulsione a economia indiana. Mas a sua intolerância religiosa, em particular contra os muçulmanos, suscita fundadas preocupações.