Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Porque sobe a dívida

20 mar, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

Ouvem-se barbaridades por parte de quem, em privado ou em público, exprime opiniões quanto à situação económica e financeira do país.

Talvez porque a iliteracia económica dos portugueses é grande, talvez também porque o Governo falhou na pedagogia sobre as causas da crise e sobre as medidas para a combater, ou ainda porque há quem não quer mesmo perceber – o facto é que se ouvem barbaridades por parte de quem, em privado ou em público, exprime opiniões quanto à situação económica e financeira do país. E frequentemente são pessoas de quem seria de esperar um mínimo de cultura e de bom senso.

Um dos casos é a indignação pelo facto de a dívida pública portuguesa ter aumentado desde que se iniciou o programa de ajustamento acordado com a “troika” em 2011. A subida da dívida evidenciaria o fracasso do programa.

A menos que esteja de má-fé, não ocorre a quem assim argumenta que a dívida pública só pode parar de subir quando deixar de haver défice nas contas do Estado. Ora ainda estamos longe disso – a menos que vendêssemos activos públicos em montantes enormes. Acresce que os críticos da subida da dívida são muitas vezes os que defendem mais tempo para baixar o défice orçamental...