Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um intelectual europeu

11 fev, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

Vítor Gaspar revela-se na entrevista a Maria João Avillez e dá um importante contributo para a pedagogia da austeridade. O livro é também uma fonte de informação sem paralelo sobre o programa de ajustamento de Portugal.

Em Dezembro de 2011, a jornalista Maria João Avillez propôs ao então ministro das Finanças, Vítor Gaspar, fazer-lhe uma longa entrevista, em livro. A jornalista percebera que Gaspar era um personagem fora do comum, que importava ouvir. 

A entrevista concretizou-se depois da demissão de Gaspar, num livro já posto à venda (Ed. D. Quixote). O retrato do ex-ministro que daí ressalta é muito diferente dos clichés correntes. V. Gaspar é “um intelectual europeu” (o livro esteve para ter esse título), um europeísta não federalista. E, por mérito da entrevistadora e, talvez, por Gaspar já não ser ministro, a entrevista dá um importante contributo para a pedagogia da austeridade, que, em meu entender, terá faltado ao Governo. Por exemplo, V. Gaspar mostra como seria absurdo pedir a reestruturação da dívida, que implica perdas para os credores, pretendendo ao mesmo tempo voltar aos mercados. Seria pedir emprestado, dizendo aos credores que não pagaremos uma parte...
 
Este livro é também uma fonte de informação sem paralelo sobre o programa de ajustamento de Portugal. Uma obra imprescindível.