Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Desporto e política

07 fev, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

O presidente russoestá a utilizar os Jogos de Inverno de Sochi como mais um meio para melhorar a sua popularidade. Mas Sochi não chega para ultrapassar os problemas da Rússia.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que hoje começam em Sochi (Rússia), são, como quase sempre, uma forma de o país que os organiza se mostrar ao mundo. Putin quer melhorar a imagem da Rússia e por isso gastou neste Jogos de Inverno o triplo do que tem sido habitual. Em parte o encarecimento da iniciativa é consequência de um enorme reforço da segurança, face às ameaças do terrorismo do Cáucaso, que já mostrou ser capaz de matar muitos inocentes. Também a corrupção endémica na Rússia contribuiu para o grande custo destes Jogos.  

Putin joga no orgulho nacional dos russos, ferido depois de o seu país deixar de ser uma superpotência. A subida do preço do petróleo e do gás natural na primeira década do século XXI aumentou a popularidade interna de Putin. Mas as perspectivas apontam no sentido da estagnação ou mesmo da baixa desse preço. Ora três quartos das exportações russas são petróleo e gás. E a Ucrânia mostra os limites de Putin no plano externo. Sochi não chega para ultrapassar os problemas da Rússia, onde a esperança de vida diminuiu nos últimos anos.