A ampliação do canal do Panamá pode dar um bom impulso a Sines, que poderia ter uma ligação ferroviária directa a Espanha.
O canal do Panamá, inaugurado há cem anos, liga os oceanos Pacífico e Atlântico. Em 2007 iniciaram-se obras de ampliação do canal, de modo a que por lá passem navios muito maiores.
A abertura do canal alargado, inicialmente prevista para o seu centenário, foi depois adiada para Junho de 2015. Mas agora essa data pode estar em dúvida.
Um grande grupo construtor, liderado pela empresa espanhola Sacyr, ganhou em 2009 o concurso para edificar as novas eclusas. Ora, a Sacyr ameaça parar as obras no próximo dia 20, se o Panamá não pagar o que a empresa considera sobrecustos imprevistos.
Uma ministra espanhola já se deslocou ao Panamá, para relançar as negociações entre as duas partes. Estando já feitos cerca de dois terços do empreendimento, abandoná-lo é impensável.
Curiosamente, quase não se fala deste assunto em Portugal. No entanto, o alargamento do canal do Panamá poderá dar um bom impulso a Sines – um porto de águas profundas e o mais próximo, na Europa, do Panamá. Que ao menos se aproveite o atraso para construir uma ligação ferroviária directa de Sines a Espanha.