Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um desgosto de esquerda

26 nov, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Parece-me mais inteligente a reacção dos portugueses do que a dos gregos, por muito que ela desagrade aos que semeiam ventos. E nenhum partido deveria estar mais empenhado em manter essa sensata atitude do que o PS.

Boa parte da esquerda portuguesa – a começar pela extrema-esquerda e pelo Dr. Mário Soares – tem uma mágoa que não consegue disfarçar: acha que os portugueses são moles, que não se manifestam mais contra o Governo e a “troika”, que não se revoltam com violência contra a austeridade.

Seria de perguntar aos incomodados pela alegada passividade da população nacional o que terão ganho os gregos com as múltiplas cenas de violência nas ruas de Atenas. Nada ganharam; pelo contrário, tiveram de suportar uma austeridade acrescida porque a violência na Grécia suscitou novas dúvidas entre os credores sobre a possibilidade de vir a ser paga a dívida pública grega.

Por isso me parece mais inteligente a reacção dos portugueses, por muito que ela desagrade aos que semeiam ventos. E nenhum partido deveria estar mais empenhado em manter essa sensata atitude do que o PS, que daqui a dois anos provavelmente estará a liderar um governo em Portugal. E então seriam os socialistas a ter que enfrentar a eventual tempestade, que esperemos não venha a acontecer.