Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A importância de Eanes

25 nov, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Travou o PREC, revalorizou as Forças Armadas, chefiou o Estado. O que de positivo Eanes deu ao país excede largamente o que possamos considerar negativo.

Faz hoje 38 anos que a loucura do PREC (Processo Revolucionário em Curso) foi travada. Na preparação militar do que se passou em 25 de Novembro de 1975 teve papel decisivo o então tenente-coronel Ramalho Eanes. Bastaria isso para Eanes ficar na história. Mas houve mais.

Como chefe militar e como Presidente da República, o general Ramalho Eanes (que recusou ser marechal) disciplinou e revalorizou umas forças armadas que estavam em autêntica autogestão, sem respeito pela hierarquia militar. Foi uma obra notável.

Em 1976, Eanes foi escolhido pelos principais partidos portugueses para candidato a Presidente da República, ganhando com clara maioria. Viria a incompatibilizar-se politicamente com Sá Carneiro e Mário Soares. Por divergências políticas, não apoiei Eanes na sua reeleição, em 1980. E julgo ter sido um erro o seu patrocínio a um novo partido, o PRD, entretanto extinto.

Mas o que de positivo Eanes deu ao país – a começar pelo seu carácter íntegro e pelo seu sentido de Estado – excede largamente o que possamos considerar negativo.