Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

As ligas estão de volta

23 nov, 2013

Dos três grandes, é o Sporting aquele que corre maiores riscos na sua deslocação a Guimarães.

O êxito alcançado na Suécia permanece na ordem dia, mas as competições nacionais voltam a ocupar o seu justificado lugar na ribalta. Vem aí a décima jornada dos campeonatos profissionais, o que significa que após este fim-de-semana fica cumprido apenas um terço do campeonato e que as grandes decisões ainda têm um longo caminho a percorrer.

Dos três grandes, é o Sporting aquele que corre maiores riscos na sua deslocação a Guimarães. Defrontar o Vitória, numa altura em que a equipa minhota denuncia um imprevisto abaixamento na sua produção, obriga ao reforço das cautelas de que os leões não vão certamente prescindir, se quiserem regressar com algum proveito da cidade do Fundador.

A outra grande equipa minhota, o Sporting de Braga, desloca-se a Lisboa para defrontar o Benfica que, por esta altura, é claramente o favorito. O relativo apagamento dos bracarenses, a contrastar com a subida de rendimento dos lisboetas, motiva um prognóstico tão aberto. Veremos, entretanto, até que ponto a ausência de Jorge Jesus do banco dos encarnados poderá ou não influenciar o rendimento global da equipa.

O Futebol Clube do Porto nem sempre se tem dado bem quando é anfitrião do Nacional da Madeira. Atestam-no alguns resultados do passado recente, que quase transformaram os madeirenses na “besta-negra” dos dragões. Assenta aí o principal motivo de curiosidade do desafio que neste sábado abre uma jornada capaz de proporcionar algumas surpresas.

Aguardemos para constatar até que ponto a dupla jornada internacional que acabámos de viver deixou sequelas sobretudo nas principais equipas.