Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um novo partido?

19 nov, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

A experiência das últimas décadas mostra como é difícil manter novos partidos em Portugal. Mas o eurodeputado Rui Marques parece querer tentar mais uma vez.

Está em curso a tentativa de criar um novo partido político, à esquerda do PS. A iniciativa é do deputado europeu Rui Tavares, que há tempos abandonou o Bloco de Esquerda (BE).

A experiência das últimas décadas mostra a dificuldade de formar e manter novos partidos em Portugal. O Partido Renovador Democrático (PRD), de inspiração eanista, foi o que conseguiu ir mais longe. Chegou a ter um 18% dos votos nas eleições legislativas de 1985, elegendo 45 deputados. Mas depois apagou-se.

Mais recentemente, o Movimento Esperança Portugal (MEP), surgido em 2008 e liderado por Rui Marques, foi extinto quatro anos depois.

Sabe-se, por outro lado, como as forças políticas da extrema-esquerda tendem a fraccionar-se em torno de divisões ideológicas. Após o 25 de Abril de 1974, havia inúmeros partidos nessa área, alguns guerreando-se ferozmente.

Em 2000, o BE juntou várias correntes de extrema-esquerda e teve depois apreciável expressão mediática, em boa parte graças a Francisco Louçã. Mas o BE entrou em declínio, como revela a tentativa de criar um novo partido nessa área política.