Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Inveja da Irlanda

15 nov, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

A Irlanda colhe hoje os frutos da coragem dos seus políticos e da capacidade de entendimento das suas forças partidárias e sociais.

A Irlanda prescindiu de um programa cautelar da União Europeia para ajudar o seu regresso aos mercados da dívida. Um programa cautelar implicaria condições e imposições; ora a Irlanda pode passar sem esse apoio: a dívida do Estado irlandês a dez anos paga agora um juro de 3,5% - o nosso está em 5,9% e já esteve muito mais alto.

O problema da Irlanda foi essencialmente bancário. Houve ali uma enorme especulação imobiliária, que os bancos irlandeses financiaram irresponsavelmente.

Para evitar um colapso financeiro o Estado irlandês teve que tomar conta desses bancos, gerando um enorme défice público e uma dívida que terá de ser paga. Mas o dinamismo exportador da economia irlandesa não desapareceu, o que ajuda o Estado a convencer os credores de que vai pagar a dívida.

Também é certo que a Irlanda atacou o seu problema com mais prontidão e mais energia do que nós, portugueses. Agora, a Irlanda colhe os frutos da coragem dos seus políticos e da capacidade de entendimento das suas forças partidárias e sociais.

Que inveja…