Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Angola e Moçambique

23 out, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Divergências entre ex-colonizadores e ex-colonizados são comuns. Outra coisa, são riquezas que levam à guerra. Bens que podem, com facilidade, transformar-se em males.

Ainda não é possível avaliar os danos que provocará a actual crise nas relações entre Angola e Portugal. O facto de, sobretudo no plano económico, essas relações serem do interesse de ambas as partes permite, no entanto, esperar que a crise seja ultrapassada.

Os problemas entre ex-colonizados e ex-colonizadores são compreensíveis. A Argélia tornou-se independente de França treze anos antes da independência de Angola. Ora, ao longo do último meio século, o relacionamento entre a França e a Argélia foi marcado por várias crises.

As preocupações que agora Moçambique suscita são de outra ordem. Também ali houve guerra civil depois da independência, mas muito mais curta do que a que fustigou Angola. A paz em Moçambique permitiu depois avanços consideráveis no crescimento económico do país, um dos mais pobres do mundo.

Mas surgem agora ameaças à paz interna em Moçambique. Há quem relacione essas ameaças com o facto de se terem descoberto no território Moçambicano riquezas naturais – como gás e petróleo.

Oxalá esses bens não se transformem em males.