Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um drama europeu

07 out, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

A tragédia da morte, por afogamento, de centenas de líbios que tentavam chegar de barco à costa italiana foi precedida de muitas outras tragédias semelhantes, embora de menor dimensão.

Não foi por acaso que uma das primeiras iniciativas do Papa Francisco consistiu em deslocar-se a Lampedusa, criticando a indiferença europeia perante o sofrimento que ali testemunhou.

O pior é que a tendência aponta no sentido de uma cada vez maior vaga de gente procurando escapar à violência e à fome na margem sul do Mediterrâneo. Khadafi travava, pela força, a emigração para a Europa. Hoje, a Líbia já não tem um tirano, mas é um Estado falhado, com vários grupos islâmicos rivais guerreando-se uns aos outros. Na Síria a guerra civil é ainda mais sangrenta: um terço dos sírios emigrou. E a sociedade egípcia está profundamente dividida.
 
Estes conflitos, que também se fazem sentir noutros países da região, adiam aí qualquer possibilidade de desenvolvimento económico, além de gerarem uma enorme insegurança física nas populações. É um drama que já não pode ser ignorado pela União Europeia.