Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

As promessas dos políticos

01 out, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

O líder socialista garante que só promete o que pode cumprir. Mas propõe medidas que envolvem mais despesa pública. Ora, para fazer crescer a economia é preciso pedir dinheiro aos mercados e, para os juros serem baixos, é preciso que eles acreditem que o défice vai baixar.

Têm-se criticado, com razão, os políticos que prometem muito quando na oposição mas, uma vez no Governo, fazem exactamente o contrário. Foi o que aconteceu com o actual primeiro-ministro e com os seus dois antecessores, sobretudo, em matéria de impostos.

António José Seguro diz seguir um caminho diferente, só prometendo aquilo que sabe poder cumprir se chegar a primeiro-ministro. No entanto, não é nada disso que os portugueses vêem e ouvem.

Os socialistas reclamam constantemente contra a austeridade, propõem medidas envolvendo mais despesa pública e outras implicando redução de impostos. E sugerem que conseguiriam esta “quadratura do círculo” espevitando o crescimento económico.

Ora, um futuro governo do PS só aos mercados poderá ir buscar dinheiro para pôr a economia a crescer.

Mas o juro desses empréstimos baixará para níveis comportáveis apenas se os mercados acreditarem que Portugal reduzirá o défice orçamental através da austeridade, a começar por mais cortes na despesa pública. Ou seja, quando e se for primeiro-ministro Seguro terá de fazer o contrário daquilo que agora defende.