Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Os EUA e o Irão

27 set, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

São muitas as dúvidas que surgem perante a nova postura do Presidente iraniano, tão diferente da do seu antecessor. Mas há que começar a negociar.

Esta semana, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Presidente do Irão, Hassan Rouhani, mostraram-se disponíveis para negociações que levem a um eventual reatamento das relações entre os dois países, interrompidas desde há 34 anos, com a crise dos reféns na embaixada norte-americana em Teerão.

O novo Presidente iraniano tem uma atitude moderada, bem diferente da do seu antecessor. Este último negava o holocausto, enquanto Rouhani o condena. E foram agora libertados 80 presos políticos no Irão.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, considera “hipócrita e cínica” a posição de Rouhani. O próprio Obama reconheceu as dificuldades de entendimento entre Washington e Teerão, referindo até a deposição do primeiro-ministro iraniano Mossadegh, em 1953, por interferência americana (e britânica), para evitar a nacionalização de empresas petrolíferas.

O problema, hoje, é o programa nuclear do Irão, que representa uma enorme ameaça.

Será que a moderação de Rouhani encontra real apoio de quem é mais poderoso do que ele, o líder religioso Ali Khamenei? São muitas as dúvidas, mas há que começar a negociar.