Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Os EUA entre dois fogos

22 ago, 2013

Logo que a “Primavera árabe” começou na Tunísia, no final de 2010, se percebeu que os Estados Unidos iriam perder influência na região.

Washington apoiou durante décadas ditadores como Mubarak e agora ainda apoia as monarquias islâmicas do Médio Oriente (onde não há liberdade religiosa, por exemplo). Por isso era inevitável que os americanos fossem abertamente criticados mal houvesse por ali um pouco mais de liberdade.

Agora, no Egipto, a administração Obama é criticada pelas duas partes em conflito. A Irmandade Muçulmana queixa-se de que os EUA não levantaram a voz contra a deposição pelos militares do Presidente Morsi, democraticamente eleito há um ano. Os militares criticam Obama por não se ter oposto à deriva islâmica – e, nessa medida, anti-democrática – do ex-presidente.

Não será fácil aos EUA recuperar a influência perdida. Até porque ainda muita coisa pode acontecer nos regimes autocráticos islâmicos. Par aí pode caminhar a Turquia, que tem o segundo maior exército da NATO, depois do americano, mas que pode evoluir para o islamismo de Estado.