Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

O novo ministro da Economia

25 jul, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

O maior problema para Pires de Lima será desconhecer a lenta e ineficaz a máquina do Estado.

Os empresários têm grandes esperanças no novo ministro da Economia, Pires de Lima. Ele tem uma notável carreira de gestor empresarial. Conhece bem o meio dos que produzem riqueza, as empresas.

Mas ser ministro é diferente de ser líder empresarial. Numa empresa as mudanças, embora sempre complicadas, são mais fáceis de fazer do que no Estado. Um ministro não é um administrador, é um político, mesmo que não o queira ser. Tem de enfrentar obstáculos que não existem nas empresas – desde os interesses mais ou menos ocultos que vivem à mesa do Orçamento, até às clientelas partidárias. As do PSD não se farão rogadas para dificultarem a vida a um ministro do CDS, partido cujo peso no actual executivo as incomoda.

O maior problema para Pires de Lima será desconhecer a lenta e ineficaz a máquina do Estado. As decisões que tomar no Governo não passarão à prática com a rapidez com que se concretizavam as suas medidas de gestor empresarial. Oxalá consiga ultrapassar esta dificuldade e, no fim, tenha valido a pena o sacrifício pessoal de ir para o Governo.