Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Um politico instável

05 jul, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

A perigosa instabilidade política que estamos a viver em Portugal tem muito a ver com a instabilidade do político que há mais tempo lidera um partido: Paulo Portas, que já transformou o CDS em PP e depois o fez regressar a CDS.

Recordo alguns exemplos mais recentes de incoerência. Portas queria menos austeridade no privado e mais no Estado;  mas não apresentou o prometido guião para a reforma do Estado. Ficou pela retórica, a sua especialidade.

Há menos de três semanas, em directo nas televisões, orgulhava-se de inúmeras medidas deste Governo que se teriam ficado a dever ao CDS. Agora, acha que ele, Portas, tem pouca influência no Governo – e por isso demitiu-se.

O pretexto da demissão de Portas terá sido a sua discordância da nomeação de Maria Luís Albuquerque para ministra das Finanças. Mas não se opôs a que um elemento do CDS tomasse posse como secretário de Estado da nova ministra.

Na sua moção ao adiado Congresso do CDS Portas critica a realização de eleições antecipadas, que podem levar a um segundo resgate. Com a sua demissão, pôs o pais à beira do que dizia querer evitar.