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Francisco Sarsfield Cabral

Jornalismo pela positiva

13 jun, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

A crise reduziu o volume de publicidade nos meios de comunicação social e, por isso, há menos recursos humanos, intensificando-se, por outro lado, a concorrência pela conquista de audiência, que leva ao sensacionalismo. Mas há aspectos positivos.

O jornalismo vive dias difíceis. Sobretudo na imprensa escrita, o aparecimento da internet trouxe problemas, que ainda não têm solução à vista.

A essa crise generalizada soma-se, em países como Portugal, a recessão económica, que reduz drasticamente o volume de publicidade. Daí haver menos recursos humanos na comunicação social, por um lado, e, por outro, intensificar-se a concorrência pela conquista de audiências e de leitores.

Resultado: carência de meios para uma investigação séria dos assuntos pelos “media” e tendência para o escândalo e para o sensacionalismo visando atrair público.

Mas nem tudo é negativo. A crise estimulou o aparecimento de peças e artigos destacando iniciativas positivas na área da solidariedade social e no campo do empreendedorismo.

A Renascença tem desempenhado aqui um papel activo e outros “media” o têm feito também.

A importância deste jornalismo pela positiva não está apenas em animar as pessoas; ele contribui para que muita gente se inspire nos exemplos apresentados. A necessidade aguça o engenho, sobretudo, se forem conhecidos casos de sucesso.